terça-feira, 8 de julho de 2008

Pensamentos*


A maioria dos nossos tormentos não vem de fora, está alojada na nossa mente, cravada na nossa memória. Nossa sanidade (ou insanidade) se deve basicamente à maneira como nossas lembranças são assimiladas. "As pessoas procuram tratamento psicanalítico porque o modo como estão lembrando não as libera para esquecer".



Como é que não pensamos nisso antes? O que nos impede de ir em frente é uma lembrança mal lembrada que nos acorrenta no passado, estanca o tempo, não permite avanço. A gente implora a Deus para que nos ajude a esquecer um amor, uma experiência ruim, uma frase que nos feriu, quando na verdade não é esquecer que precisamos: é lembrar corretamente. Aí, sim: lembrando como se deve, a ânsia por esquecimento poderá até ser dispensada, não precisaremos esquecer de mais nada. E, não precisando, vai ver até esqueceremos. Ah, se tudo fosse assim tão simples. De qualquer maneira, já é um alento entender as razões que nos deixam tão obcecados, tristes, inquietos. São as tais lembranças mal lembradas.



Somos responsáveis por nossa felicidade, mais muitas vezes não aceitamos este fato, colamos sempre a culpa no outro, afinal é mais fácil! Mais não adianta culparmos ninguém quando a solução dos nossos problemas está em nos mesmos, muitas vezes a solução esta no passado, que alguns preferem esconder outros ignorar e muitos remoê-los. Por mais que o passado tenha nos deixado marcas, feridas eternas que ninguém nem mesmo o tempo possa curá-las, temos que aprender a conviver com elas, e a superá-las principalmente. A dor foi grande? A cicatriz ainda é muito visível? O tempo não para e temos que acompanhá-lo, seguir em frente, com muita mais força e experiência para não nos magoar-mos novamente.


O segredo esta em aprender com o passado, e não se condenar a viver nele!

Sem comentários: